Grandes fundos de investimentos aportam anualmente milhões de dólares em robôs traders de alta frequência e estratégias de inteligência artificial para maximizar os lucros de seus investimentos, Nesse artigo pretendo abordar o funcionamento desses robôs e as vantagens em relação aos Hodlers (Investidores que compram ativos aguardando sua valorização).

A primeira regra que todos aprendem ao iniciar uma negociação em qualquer tipo de mercado é simples, “Buy Low, Sell High“, ou seja, compre na baixa e venda na alta, durante décadas essa “receita mágica” de ganhos acima da média é utilizada por negociadores em diversas bolsas de valores ao redor do mundo.

Com a evolução tecnológica das últimas décadas o processo de compra e venda de ativos financeiros foi automatizado, porém a essência do negócio continua a mesma “Comprar na baixa e vender na alta”. Para que os computadores entendam e monitorem essas oscilações de mercado automaticamente, foram criados diferentes indicadores técnicos que permitem os robôs atuarem de forma independente baseado em uma estratégia pré definida pelos traders profissionais.

Indicadores técnicos mais utilizados.

Bollinger Bands é uma análise técnica inventada por John Bollinger na década de 1980. A análise é usada para medir a flutuação do preço da ação em relação aos preços anteriores. O objetivo da análise de Bollinger é para demonstrar uma definição relativa de altos e baixos do ativo. Quando o preço está próximo da banda superior quer dizer que o preço está alto, e vice-versa. Esta análise permite chegar a decisões sistemáticas de compra e venda de ativos.

Relative Strength Index (RSI) é um indicador técnico de tendência (osciladora), muito popular, que controla as alterações do preço de um par de moedas. Seu objetivo principal é relatar as condições de compra e de venda de um ativo. Tecnicamente, este indicador compara a magnitude dos ganhos ou perdas recentes em um determinado período de tempo, medindo a velocidade e a variação dos movimentos de preços.

MACD (Moving Average Convergence / Divergencefoi desenvolvido por Gerald Appel e é composto pela linha de sinal e pela linha MACD, que é derivada da diferença de duas médias móveis exponenciais. Ao mesmo tempo em que este indicador pode revelar pontos de reversão de tendência do mercado, também possibilita a identificação visual do ativo “Comprado” ou “Vendido” facilitando a tomada de decisão para o momento certo de entrar ou sair do mercado.

Comparação ROBÔ x HODL.

No mundo de criptomoedas a expressão HODL, que significa Hold on for dear life (Segure por toda vida) é muito utilizada pelos investidores que acreditam no potencial de crescimento natural dos ativos. Já os traders preferem apostar na compra e venda sistemática de ativos com o simples objetivo de realizar lucros calculados em curto espaço de tempo dando assim maior liquidez aos mercados.

Legal, mas qual é melhor? Segurar o ativo ou negociar sistematicamente? Para tirar essa dúvida montei um robô com a seguinte estratégia: Long Entry: Bollinger Bands (Period:24, Deviation,1.15) + Momentum (Period:50,Level:100) + Standard Deviation (MA Method:Simple, Period:11,Level:0) Long Exit: RSI(Period:34, Level:22) Sem estratégia de Stop Loss e Take Profit. Por fim fiz uma comparação entre a compra de Bitcoin(BTC) e o robô durante o período de 18/01/2018 até 24/04/2018, o Resultado foi o seguinte:

HODL: Comprando U$10.000 em Bitcoin no dia 18/01/2018 e segurando, teria uma oscilação muito grande da moeda e no dia 24/04/2018 o resgates seria de U$8.321,08 ou seja um prejuízo de -U$1.678,92. Conforme gráfico do Bitcoin(BTC) abaixo:

ROBÔ: Utilizando os mesmos U$10.000 no dia 18/01/2018, o robô comprando e vendendo Bitcoin de forma sistemática eu teria um crescimento mais consistente e no dia 24/04/2018 eu teria U$12.340,08 ou seja um lucro de U$2.340,42. Conforme gráfico do saldo do robô abaixo:

Como conclusão do estudo realizado, identificamos uma eficiência maior por parte dos robôs testados em relação apenas a compra do ativo em questão.

Robôs de Alta Frequência e Inteligência Artificial

Robôs de Alta Frequência, são programas compilados diretamente nos servidores das bolsas de valores e por terem baixa latência conseguem fazer milhares de operações por segundo gerando mais lucro em curto período de tempo. Essa prática começou a ser utilizada em meados de 2013 nas bolsas de Nova Iorque e Chicago (NASDAQ, NYSE, CME) por grandes fundos de investimento, quem tiver interesse nesse tema sugiro a leitura de dois livros sobre o assunto, Dark Pools: High-Speed Traders de Scott Patterson e Flash Boys: A Wall Street Revolt de Michael Lewis.

Inteligência Artificial aplicada a robôs traders ainda está em estágio embrionário no mercado tradicional, sendo utilizados apenas por grandes fundos de investimentos como Renaissance Technologies LLC e Citadel que contratam PhD e especialistas das melhores universidades do mundo para desenvolver modelos estatísticos e matemáticos para rentabilização dos fundos próprios de investimentos. O mercado de crypto ativos é muito mais volátil, portanto tem muito mais oportunidades de uso da inteligência artificial e aprendizagem de máquina para prever movimentos do mercado com base em notícias, livro de ordens, blockchain e social trends.

Texto por:

Luiz Gustavo Nugnes – Board Advisor at KICK Ventures